A maior mobilização de servidores públicos do Brasil aconteceu em Brasília. José Araldo Batista Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco do Sul, e João Carlos Guerra – Diretor Sindical, participaram do evento representando todos os servidores do município. No total a comitiva catarinense tinha 42 delegados de sindicatos de servidores públicos.
Os trabalhos do 23º Congresso da CSPB – Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, iniciaram no dia 19 e estenderam-se até nesta sexta-feira, 23 de novembro. Durante o evento foram debatidos dois eixos principais: a regulamentação da resolução 151 da OIT, que trata dos direitos dos servidores públicos e iguala aos demais trabalhadores, dando-lhes a garantia da organização sindical, negociação coletiva e direito de greve. O segundo eixo de discussão foi Estado Social de Direito.

Além do Congresso aconteceu paralelamente a eleição da nova diretoria da CSPB, onde José Araldo Batista e João Guerra, representando a Federação participaram da votação. Foram eleitos por Santa Catarina David Vinci como Diretor de Assuntos Parlamentares, Julio Ronconi – Vice-Presidente Santa Catarina, Adriana Zanella – Coordenadora Adjunta da Região Sul, e Orlando Soares – Coordenador Adjunto de Qualificação de Entidades Sociais.

Durante o evento a Presidenta Dilma recebeu uma comitiva do 23º Congresso, no Palácio do Planalto, com o intuito de selar os recentes acordos das Centrais Sindicais referentes a resolução 151. È a primeira vez que os servidores públicos são chamados pelo Chefe Maior do Estado Brasileiro para uma audiência.
A delegação de Santa Catarina foi uma das maiores presentes e mostrou a força do servidor público municipal do Estado. Foram 28 horas de viagem de ônibus de Florianópolis até Brasília.
O Presidente do Sindicato disse que a importância dos conhecimentos agregados supera qualquer distância. "Somos um sindicato de servidores municipais muito pequeno, mas com a integração com sindicatos de todo território nacional, verificamos que os problemas são quase sempre os mesmos que os nossos", avalia José Araldo Batista.
O Sindicato de Servidores de São Francisco do Sul é filiado a FETRAMESC – Federação dos Servidores do Estado de Santa Catarina, entidade que organizou a viagem, não tendo custo nenhum para o Sindicato de São Francisco do Sul ."Durante as longas horas de viagem, trocamos ainda experiências com representantes de mais de 38 sindicatos do estado. Juntos, representamos 100 mil trabalhadores", disse o Presidente.

Resolução 151 da OIT
A resolução da OIT – Organização Internacional do Trabalho, é de fundamental importância para os servidores públicos em todas as esferas. Essa é uma luta que acontece há 35 anos. A Lei já foi criada e precisa apenas da regulamentação do Congresso
Hoje os servidores públicos são os únicos trabalhadores que não têm assegurados os direitos de negociação coletiva, organização sindical e direito de greve. A resolução visa equiparar a classe dos trabalhadores do serviço público às demais categorias de trabalhadores. "Estamos confiantes que a resolução será aprovada em breve. A participação e pressão que acontece, como do 23º Congresso, é de fundamental importância para garantir uma maior velocidade no processo", finaliza João Guerra.

Jornalista: Eduardo Wielewski
Jornalista Mtb 3905 –SC