O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de São Francisco, divulga aos servidores e a toda comunidade francisquense, que, em razão da gravidade dos fatos relacionados ao surto epidemiológico de COVID-19 (novo coronavirus), adotou e está recomendando as seguintes medidas:

a) A Entidade está colaborando para as medidas da situação de emergência decretada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e replicadas pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul. Apela a toda população que tome atenção e que siga essas medidas, contribuindo todos para contenção da epidemia em nossa cidade, e a segurança e saúde de nossas famílias.

b) Diante da necessidade de suspensão da Assembléia em que se discutiria a proposta apresentada pelo Executivo para a Data Base 2020, e considerando a proximidade do prazo máximo da lei eleitoral para projetos envolvendo aumento salarial, a fim de evitar qualquer prejuízo aos servidores municipais, a Entidade enviou ofício ao Prefeito requisitando o envio imediato do projeto de lei com as propostas econômicas apresentadas pela Prefeitura Municipal (reajuste salarial de 4,5% e reajuste do vale alimentação para R$ 408,00). Obteve, por parte da Prefeitura Municipal, indicação de que o projeto seria enviado prioritariamente à Câmara de Vereadores.

c) A Entidade também solicitou ao Poder Executivo que fosse mantido aberto o canal de negociação para que, assim que normalizada a situação, possam ainda ser negociados pontualmente os pleitos apresentados pela categoria na Assembléia que será reagendada.

d) Em relação à suspensão de atividades nos órgãos públicos (inclusive escolas) por conta da situação de emergência, orientamos todos os servidores que, juridicamente, estão amparados com o recebimento normal da remuneração, incluindo benefícios e vale alimentação. Por conta disso, é importante que todos, detro do possível, cumpram com o isolamento recomendado pelas autoridades em saúde, contribuindo para a contenção do surto do novo coronavirus.

e) Para acompanhamento da evolução das medidas decretadas pelas Autoridades Públicas, o Sindicato recomenda os canais de comunicação oficial da Prefeitura de São Francisco do sul (website e redes sociais), evitando assim a disseminação de boatos ou fakenews que possam confundir todos.

f) O Sindicato também recomenda canais de comunicação oficiais de órgão públicos (Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul) para obtenção de informações sobre medidas preventivas contra o coronavirus e de como agir diante de suspeita de contágio.

g) Enquanto durar a situação de emergência, os servidores poderão encontrar atendimento com o sindicato via plantão, nos canais já divulgados no nosso site e redes sociais. Dentro do possível, promoveremos os todos encaminhamentos para que nenhum servidor fique prejudicado em sua situação funcional diante dos fatos em curso.

h) O Sindicato reforça que a gravidade da situação demanda a colaboração e união de forças de todos. Previnam-se, redobrem os cuidados com a higienização, observem as medidas de isolamento. Com estes esforços, conseguiremos superar o mais breve possível esta triste situação.

Um abraço,

José Araldo Batista